Bom, disse que ia dedicar outra entrada aos termos técnicos que aprendi que me permitem fazer um brilharete num grupo de gente que não perceba nada de construção civil (muito útil portanto). Ora então vamos lá ver as coisas do ponto de vista de uma leiga:
- Betão : betão não é cimento! Aquilo que vemos numa parede quando estão a construir um prédio é betão. O betão é feito de cimento e outro qq material de maior ou menor granulometria. Portanto NUNCA digam que uma parede é de cimento perante alguém de civil!
- Argamassa: de forma simples é cimento. aquilo que vemos fazer naquela geringonça que está sempre à roda que encontramos nas obritas pequenas de construção de qualquer prédio.
- Betão armado: arma-se uma parede em ferro (ou seja cruza-se os ferritos todos até aquilo ter a forma de parede, ou chão, ou tecto) e depois enche-se com betão. Isso é betão armado!
- Betão ciclópico: ok isto nem algum do pessoal de civil sabia o que era até ter sido feito.De forma leiga é um betão feito de cimento e material britado.
- Betão de limpeza: betão de baixa qualidade (de granulometria irregular e ranhosa) que se usa só para "limpar" um terreno, quase como "base" para se começar a construir em cima.
- Betão novo e betão velho: tão simples como o betão que ainda não secou e o betão que já secou e está lá há algum tempo:)
- Betuminoso: De que são feitas as estradas? de Asfalto? NOP! De B E T U M I N O S O! O betuminoso é feito de asfalto com mais algumas coisas. Outra asneira que não convém dizer junto de pessoal de civil:)
- Chocho: isto não é um termo técnico (acho eu) mas o termo "prático" para uma coisa que eu nem sabia que era importante (acho que nunca tinha pensado nisso). Chocho é o que se forma quando o betão não fica bem vibrado e portanto forma "bolhinhas" que são particularmente preocupantes se a parede depois for para ficar em contacto com algo agressivo, como por exemplo, efluente.
P.S. - Agora já começo a perceber que há toda uma ciência por detrás daquela massita pastosa e cinzenta...
Sem comentários:
Enviar um comentário